Wash Técnica de pintura – O que é e para que serve?

O que afinal é o Wash( Lavagem) ? Para que serve e como fazer?

Luz e sombra é o processo mais importante em um desenho, pintura e até mesmo diorama! Existem técnicas variadas para que o contraste de cores seja percebido em determinada composição. No caso das peças em 3d esse contraste revelará a profundidade dos relevos, ou seja, onde estão as partes mais baixas da peça.

Fotos do site tomplasti

Portanto o que é Wash? Respondendo a questão, a técnica do wash ou lavagem nada mais é do que usar um tom mais escuro que a cor de base para criar um contraste de cores, uma vez depositada a tinta na parte mais profunda da peça ela revelará visualmente cada detalhe. O fato da técnica se chamar lavagem é justamente por conta da tinta ser bem diluída, isso faz com que o seu poder de penetração seja  maior facilitando ao alcance de áreas bem difíceis de se chegar só com o pincel.

Para que serve o wash?

Como expliquei no inicio do texto, precisamos de contrastes de cores para entender a questão da profundidade dos objetos, então o wash serve exatamente para isso! Ele quando usado ira mostrar os detalhes das peças e sua profundidade!

Como fazer o wash?

Tipos de Wash

Na minha humilde opinião, qualquer material que eu possa dissolver e colorir de forma a criar contraste na peça é um wash em potencial! Veja alguns exemplos:

  • Wash feito com tinta acrílica diluída em vidrex
  • Wash de Tinta de Sapato (Nugget)
  • Wash de tinta óleo (muito bom, porém exige cuidados)
  • Wash de tinta Nankkin Diluída a 30%
  • Wash com Café
  • Wash com Ferrugem

Veja o tutorial em vídeo de como Fazer Wash para usar em dioramas

Um comentário em “Wash Técnica de pintura – O que é e para que serve?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *